quinta-feira, 6 de março de 2008

Itacaré - Bahia ( reveillon 2006-2007 )


Itacaré - Bahia ( virada do ano 2006-2007 )

Itacaré fica no estado da Bahia, na costa do Cacau ( região típica de plantações de cacau) ao Sul de Salvador.

Para chegar: pegamos um avião até Ilheus, onde alugamos um carro para seguir até Itacaré. Ilheus fica a 70 km ao Norte de Itacaré. A estrada (BA-001) é de pista única e mão dupla mas estava em boas condições e a paisagem é muito agradável. Neste percurso vale a pena parar na conhecida "casa da empada" que fica na beira da estrada, onde pode-se comer empadas maravilhosas dos mais diversos sabores. Minhas prediletas são de camarão e caranguejo...Hum só de lembrar me dá água na boca ! É só perguntar...todos conhecem....é ponto turístico já.


Em Itacaré ficamos em uma pousada próximo a Praia das Conchas, fica próximo do centro da Vila...dá para ir a pé..... aliás a cidade ficou tão cheia próximo a virada que só íamos ao centro a pé mesmo. Mas não nos arrenpedemos de ter alugado o carro porque foi muito útil para chegar até as praias mais distantes que os turistas sem transporte acessam só fechando os passeios nas agências de turismo.

É na Praia das Conchas que acontecem as rodas de capoeira, na hora do por do sol.... que é lindo ! Mas é uma praia onde encostam barcos e está muito próximo do centro, portanto não considero como boa praia para ficar durante o dia.


Bem próximo estão as praias do Resende e Tiririca que é possivel chegar a pé e são belas praias pra ficar durante o dia. Especialmente a praia da Tiririca é Point no fim de tarde.



  • Prainha
    É uma praia de difícil acesso mas lindíssima !!! Vale o esforço.....
    A trilha sai da raia do Ribeira e corta a mata atlântica.... sobe morro...desce morro..... dura uns 40 minutos mas tem mirante com vista privilegiada e cachoeiras no trajeto. Fomos de carro até a praia do Ribeira e lá pagamos im Guia local para nos acompanhar. A trilha é fácil e se estiver em grupo até dá para encararem sozinhos, mas o guia é também uma "questão" de segurança..... os locais não gostam muito de turistas que se metem na trilha sem pagar o Guia. Não esqueça de pechinchar bastante porque o preço cai pela metade.


( trilha de acesso a Prainha )


( trilha - à direita nosso guia )



( Subidinha na trilha... Ufa! )





( vista do mirante )



( vista do mirante )



( depois da caminhada ... a recompensa: primeira vista da praia )






( primeira vista da Praia )






( vista da chegada à Praia )


( Prainha - vista do canto esquerdo)

( canto esquerdo - Pedras formando uma piscina natural )
  • O Centro e o restaurante da Tia Deth

Há vários restaurantes bons no centrinho. Pra matar a saudade de casa fomos ao rodízio de pizza dos Paulistas que encontramos por lá..... massa fina e forno a lenha.


As comidas típicas são um capítulo à parte quando se está na Bahia.... o peixe com farofa de banana foi uma descoberta deliciosa... servido em vários restaurantes da vila. Agora, troféu mesmo merece o bobó de camarão servido no restaurante da Tia Deth. Acho que eu nunca tinha comido um Bobó de camarão de verdade ( comida típica baiana que consiste de creme de mandioca com camarões e o tempero baiano arretado ). Ou será que a fome era tanta que o julgamento foi prejudicado ? Porque a comida demora muuuuuuito...... mas posso garantir que vale a pena. Acabamos comendo lá mais de uma vez.....



( Galera esperando mesa no pequenino e delicioso restaurante da Tia Deth )

( O famoso Bobó de camarão - comida típica baiana)


  • Praia Engenhoca - Havaizinho

O acesso é por trilha, bem mais "light" que a trilha da prainha. Logo na chegada há um mirante olha o visual :

( vista do mirante logo na chegada... )

A trilha passa primeiro por havaizinho (só conhecemos e continuamos a trilha) e termina na Praia da Engenhoca. A Engenhoca tem no canto direito um rio que desemboca alí.... o banho de água doce é uma delícia.

( canto direito - onde desemboca o rio )


( Praia da engenhoca )




( só curtindo o visual ... )
  • Península de Maraú

Fomos recomendados a não arriscar a ir de carro até lá. E depois constatamos que o caminho é realmente só para jipes com tração 4x4. Decidimos por fechar um passeio com a V9 passeios, o passeio dura o dia todo, é feito de Land Rover e custou R$50,00 por pessoa. O Trajeto "saculeja" de verdade..... uma parte do pessoal ficou enjoado e passou mal... não sei se foram os saculejos do trajeto ou a festa da noite anterior que foi muito boa e todo mundo estava de ressaca.

( Galera dentro do carro de passeio )

Na ida paramos no morro do celular, segundo nosso motorista esse nome se deve ao fato de que antigamente aquele era o único local onde pegavam os celulares em Barra Grande e todos tinham que subir o morro para poder falar no celular.... pelo menos a vista é linda. O proprietário que alí instalou um bar e organizou uma estrutura para receber os turistas nos anunciou que realiza grandes festas de música eletrônica com Djs que traz de fora.... infelizmente não pudemos conferir desta vez.

( Vista do morro do celular )
O passeio termina na praia de taipú de fora que é uma praia de grande extensão de areia onde se formam lindíssimas piscinas naturais. Uma extensa parede de recife que acompanha a costa abriga uma abundante fauna marinha que pode ser observada no mergulho ou a olho nú mesmo, já que as águas são transparentes. Infelizmente não tenho fotos, mas valeu o passeio.

( na volta parada na Lagoa azul )

A última parada desse passeio foi numa casa de doces. Hum que delícia.... tem de tudo...e tudo uma delícia. Fora o ambiente agradável que os simpáticos donos criaram alí. Cheio de árvores e flores.

  • A noite

A vila tem várias opções noturnas, mas que funcionam em esquema de revezamento para não dividir o publico. Ou seja, o dia que tem uma festa em um lugar é só alí que acontece...nem adianta procurar outro. Ou então dividem a noite em dois horários: como o forró que começa cedo e termina cedo coincidentemente no horário que está começando a Festa numa casa fechada com Banda ao vivo de Samba Rock. Tem uma casa na praia das conchas que acabou sendo a nossa predileta.... foi lá que passamos a festa de reveillon.... depois de curtirmos a virada na praia... sempre tinha uma banda ao vivo e DJ com música variada.( festa da virada )

( Todo Axé da Bahia após uma virada de ano perfeita ! )

Observações: ficamos 1 semana em itacaré e esse tempo foi suficiente para conhecer tudo. Depois a maior parte da galera teve que voltar para o trabalho, mas eu e mais 2 amigas continuamos em uma viagem pela Bahia.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios